Como desentupir cano de esgoto com curvas

Infelizmente, é comum que as pessoas esperem até que um problema ocorra para então procurar uma solução. Embora muitas situações resultem de ações alheias, o foco deve ser sempre na resolução do problema.

Quando se trata de desentupir canos de esgoto com curvas, é preferível evitar que o problema ocorra. Medidas simples, como não descartar resíduos no vaso sanitário e fazer a limpeza regular dos ralos do banheiro, são de grande ajuda para manter a funcionalidade do encanamento.

Desentupir canos de esgoto com curvas: métodos possíveis

Uma das técnicas possíveis para desobstruir tubulações entupidas com resíduos de esgoto envolve o uso de bicarbonato de sódio e vinagre. Esta combinação tem a capacidade de “desengordurar” (ou melhor, dissolver a gordura) através de um processo químico efervescente.

Em alguns casos, é possível desentupir canos de esgoto com curvas usando essa mistura, à qual algumas pessoas optam por adicionar álcool.

Não existe uma receita específica. Por exemplo, você pode pegar um copo americano ou uma xícara grande de vinagre branco, adicionar uma colher de café de bicarbonato de sódio e uma tampinha de álcool. Misture bem e despeje nos ralos, vaso sanitário (dando descarga em seguida) e na pia do banheiro.

Método alternativo de desentupimento

Esta segunda técnica consiste em usar uma mangueira pressurizada. Mangueiras de jardim, por exemplo, podem ser inseridas no encanamento com o bico ativado na função hidrojato. Elas têm boa maleabilidade e há boas chances de deslocarem-se pelas curvaturas.

Se a mangueira pressurizada ficar presa no cano, remova-a e retire o bico. Depois, reinsira a mangueira na tubulação e veja se consegue desobstruir o caminho.

Sobre o uso de soda cáustica e diabo verde

É recomendável tentar primeiro as alternativas anteriores para desentupir canos de esgoto com curvas visando a segurança pessoal e a preservação da integridade da tubulação.

Produtos químicos corrosivos como soda cáustica e diabo verde são perigosos e podem corroer o encanamento, especialmente se este possuir curvaturas. Tais substâncias podem causar vazamentos, contaminar o solo e resultar em danos mais severos.