Desentupindo o ralo: Procedimentos e cuidados

É mais comum do que parece ter um ralo entupido em casa. Talvez essa seja a primeira vez que isso acontece com você, se for esse o caso, fique atento à esse post e entenda como solucionar o problema e evitá-lo no futuro!

Um ralo entupido nem sempre é pouca coisa, em alguns casos será necessário a ajuda de uma equipe profissional. Um ralo entupido pode ser sinal de algo maior.

Ainda assim, tentar desentupir o ralo com os produtos e equipamentos adequados pode ser uma opção.

Desentupir o ralo do banheiro

O ralo do banheiro é um dos que mais entope dentro de uma residência comum, pois os cabelos que vão caindo durante o banho se acumulam no encanamento e eventualmente ocorre um problema.

E qual seria a maneira de lidar com isso?

A forma mais simples e que deve ser a tentativa inicial é desentupir manualmente. Ou seja, abra a tampa do ralo e verifique se o problema se encontra logo por ali na superfície. Caso ele não se encontre, você precisará de um pouco mais de equipamento para resolver.

Um desentupidor comum desses de borracha pode ser a solução. Caso você já a tenha tentado, e ainda assim não tenha resolvido, você pode utilizar um arame com gancho na ponta.

Você pode tanto comprar um desses numa loja de materiais de construção, como também pode “fazer” um em casa com algum pedaço de arame grosso que possua. Caso não tenha arame em casa, você pode optar por moldar um cabide que não tenha mais uso.

Faça movimentos circulares com o arame, você precisa “pescar” o que está impedindo o fluxo de água. Não exagere na força, evite machucar o cano. Por fim, retire o que estiver lá.

Mistura para desentupir os ralos

Você sabia que quando tomamos banho a nossa gordura natural da pele escorre até o ralo? E a gordura em si é bem difícil de se livrar, gruda tudo! Ela é uma das responsáveis pelo bolo de sujeira que costuma impedir o fluxo da água.

Para solucionar esse problema e fazer a gordura desgrudar, você pode utilizar bicarbonato de sódio em conjunto com o vinagre. Use meio copo do primeiro e um copo inteiro para o segundo. Despeje os dois no ralo que quer desentupir. Irá borbulhar um pouco, mas é apenas uma reação química que vai ajudar a se livrar da gordura.

Após alguns minutos, jogue água quente para limpar o ralo e verifique se a água já passou a correr normalmente.

E sabe qual o outro ralo que entra em contato com a gordura? O ralo da pia. Essa técnica pode ser utilizada também no ralo da cozinha.

Cuidado com os produtos químicos

Muitos produtos químicos podem ser encontrados em mercados tradicionais que dizem serem capazes de desentupir seu encanamento. Caso você opte por fazer uso de algum deles, aqui vão algumas dicas.

Essas substâncias machucam seriamente a pele e podem causar envenenamento se ingeridos, portanto, ao utilizá-las, coloque luvas de borracha e óculos de proteção. Saiba também que esses produtos podem acabar danificando o encanamento, pois a tubulação nem sempre é resistente para receber esses tipos de materiais químicos.

E se for um momento de desespero? O ralo do banheiro entupiu e não sabe o que fazer? Olhe essa lista abaixo:

7 melhores dicas para desentupir o ralo do banheiro

Seu ralo entupiu, não é? Vamos aqui te ensinar como resolver isso com utensílios que a maioria das pessoas já possui em casa.

Com essas dicas, você vai aprender a desentupir o seu ralo sem gastar quase nada com material de fora. Além de serem métodos seguros!

Frequentemente usamos o desentupidor, mas ele pode ser insuficiente para solucionar. O que fazer então?

1. Usando diabo verde

O Diabo Verde é uma solução muito recomendada por conhecidos. São vários compostos químicos que possuem uma grande capacidade dissolvente. É muito bom para tirar materiais orgânicos e acabar com mau cheiro.

Não há mistério, apenas despeje o produto no ralo que precisa. Em pouco tempo seu efeito já trará resultado.

Se você tiver comprado a versão em pó, despeje no máximo 3 colheres de sopa no ralo desejado e logo após jogue água morna para dar uma limpada nos resquícios deixados pelo produto.

Voltando a lembrar que ao utilizar esses tipos de produtos, é necessário luvas, máscara e óculos, para evitar que a pessoa possa se machucar durante o processo.

Verifique se o ralo voltou a funcionar como devia, se já tiver resolvido, pode voltar a utilizar seu cômodo de modo habitual.

ATENÇÃO: Siga as instruções que estão na embalagem do produto. O uso incorreto pode trazer complicações à saúde.

2. Como desentupir ralo do banheiro usando sal

Poucas pessoas conhecem essa técnica e é uma das mais baratas de se fazer. Na maior parte das vezes, tudo que é necessário já está na própria casa. É uma dica maravilhosa para desentupir os ralos do banheiro.

Desentupir o ralo com sal também pode te ajudar a se livrar daquele mau cheiro. Geralmente esse cheiro ruim que vem do ralo é por conta dos acúmulos ao longo do tempo. Se eles forem retirados com essa técnica, os odores somem!

E o que será necessário?

• Três colheres de sopa de sal;

• Três colheres de qualquer tipo de vinagre;

• Um litro de água fervendo;

• Luvas de limpeza;

• Um pano úmido.

Novamente, utilize luvas, pois haverá uma reação química entre o vinagre, sal e o calor da água quente.

Etapa 1: Coloque as três colheres de sopa de sal no ralo que estiver entupido;

Etapa 2: Coloque cuidadosamente o vinagre, diretamente no ralo;

Etapa 3: Cuidadosamente, verta a água fervente diretamente no ralo;

Etapa 4: Dobre o pano umedecido e coloque-o sobre o ralo;

Etapa 5: Aguarde 15 minutos e verta água fervente novamente no ralo;

Etapa 6: Verifique se a água retorna ao seu fluxo normal. Caso não volte, seu problema pode ser maior do que pensa.

O sal ajuda mesmo a desentupir o ralo?

O sal em si tem a capacidade de desidratar a gordura, pois suga sua água. É esse efeito que ele terá ao entrar em contato com o cabelo ou outros tipos de materiais.

Ao desidratar a gordura dessa forma, o acúmulo de cabelo e gordura acabará se soltando, permitindo que o encanamento volte a funcionar como devia.

3. Desentupindo o ralo com bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é outro ingrediente muito comum na limpeza da casa e possui uma utilidade bem parecida com o sal de cozinha. Ele é ótimo contra bactérias e fungos e age muito bem para lidar com mofo.

É um ótimo aliado em conjunto com álcool e com o vinagre. Essas receitas são ótimas para nós que gostamos de ter nossa casa sempre limpa e bem cheirosa! Ralos entupidos são um problema para os amantes de limpeza, e ainda afetam o bem estar da casa.

Para desentupir seu ralo de vez, você vai precisar destes grandes aliados no momento da limpeza da casa:

• Bicarbonato de sódio;

• Vinagre;

• Água quente;

• Luvas.

As luvas garantem a sua segurança ao lidar com produtos que reagem químicamente entre si e também evitam queimaduras pela água quente.

Etapa 1: Despeje um pacotinho de 50 g de bicarbonato de sódio no ralo entupido;

Etapa 2: Acrescente meio copo de vinagre;

Etapa 3: Despeje cuidadosamente a água quente, diretamente no ralo.

Cheque novamente o fluxo de água e verifique se ele desentupiu de vez! Caso não tenha solucionado, seu problema pode ser um pouco maior.

4. Soda cáustica para desentupir o ralo do banheiro

CUIDADO: soda cáustica é um produto que deve ser utilizado com muita cautela para que não cause dano naquele que a manuseia. Use sempre proteção adequada como luvas e óculos!

É importante ter em mente que o uso inadequado ou em excesso de produtos como a soda cáustica podem causar danos sérios ao encanamento. Use com cuidado.

Caso você não se sinta seguro de usar um produto como esse e nenhuma das outras etapas funcionou, chame uma empresa de Desentupidora da região!

Para desentupir o ralo com soda cáustica, é necessário luvas, máscara de proteção (como essas utilizadas durante a pandemia) e se possível um óculos. O menor contato que seja com a pele pode causar queimaduras graves.

Os vapores da soda cáustica também podem causar queimaduras no seu sistema respiratório. Tome cuidado!

Primeiro deixe o ambiente que terá o ralo desentupido bem arejado para os vapores da soda cáustica saírem rapidamente. Despeje mais ou menos 250g no ralo e com bastante cuidado, jogue a água quente depois.

Não faça nenhum uso desse ralo por pelo menos umas 12 horas, é o tempo que o produto levará para dissolver todo tipo de material orgânico que ficou preso ali dentro travando o fluxo de água.

Jogue mais água quente no ralo para dar uma limpeza final antes de voltar a utilizá-lo normalmente. Use luvas para esse processo.

ATENÇÃO: Não utilize esta técnica com frequência! Seu uso contínuo levará a danos sérios ao encanamento, piorando muito seus problemas!

5. Cabide ou arame para desentupir o ralo

Nem todos possuem esta variedade de produtos químicos em casa como a soda cáustica e o bicarbonato. Muitos até mesmo não têm o costume de utilizar vinagre, dificultando mais ainda a solução. Sem ter que correr para o mercado, existe ainda outra solução para isso, o uso de cabide de metal ou até mesmo um arame para “pescar” o que estiver entupindo.

O maior vilão dos ralos do banheiro é com certeza os cabelos! E essa técnica vai funcionar muito bem com eles, pois são fáceis de pegar com esse anzol improvisado. Desmonte um cabide que não pretenda mais utilizar e você poderá utilizá-lo para o desentupimento. Ou, caso tenha, molde o formato de anzol num arame!

Introduza esse anzol até onde conseguir dentro do ralo e tente “fisgar” o que estiver no caminho. Faça esse procedimento com o devido cuidado para não machucar o encanamento.

Se for possível, utilize luvas para não sujar as mãos, mas saiba que o odor será forte de qualquer forma.

6. Garrafa pet como desentupidor

Já ouviu falar dessa técnica de desentupir apenas com uma garrafa pet e nenhum outro produto químico? É bem simples e pode te surpreender! Você só vai precisar encher uma garrafa com pelo menos um litro de água.

Retire a grelha do ralo e encaixe a garrafa ali e aperte com bastante força para gerar uma certa pressão.

Essa pressão vai ajudar a empurrar aquilo que estiver bloqueando a passagem de água por conta de sua forte descida.

Se isso não funcionar da primeira vez, tente mais um pouco até que o fluxo de água volte ao normal.

Quando possível, compre algum produto de limpeza de ralo. Um dos mais recomendados é o bicarbonato de sódio com vinagre, é bem simples de utilizar e manterá a saúde do seu encanamento.

7. Usando sabão em pó para desentupir o ralo

O sabão em pó em si é um ótimo desengordurante. O condicionador, os óleos e outros produtos de passar na pele, geralmente são um tipo de gordura que vão para o ralo e contribuem para que ele entupa. É aí que o sabão em pó entra!

A sua forma de uso é bem parecida com os outros produtos em pó que citamos previamente. Ele faz a gordura se desprender das paredes do encanamento, restabelecendo o fluxo de água do ralo.

Para limpar o ralo usando sabão em pó utilize:

• Meia xícara de sabão em pó;

• Água quente;

• Luvas;

• Vinagre.

Vista as luvas e siga as próximas etapas:

Etapa 1: Despeje o sabão em pó no ralo que está entupido, de forma que o produto se concentre totalmente dentro do ralo selecionado;

Etapa 2: Despeje então meia xícara de vinagre junto do sabão;

Etapa 3: Coloque um litro de água quente sobre a mistura.

Espere 15 minutos para que tudo faça efeito e depois teste  o fluxo da água.

Você quer que o seu ralo pare de entupir? Toda hora ele apresenta o mesmo problema de entupimento? Talvez isso seja algum hábito que seja prejudicial que não tenha notado. Fique atento às próximas dicas!

Prevenindo do ralo ficar entupido

Entupimento é um dos problemas comuns de dentro de casa que podem ser resolvidos e evitados. Se o problema for muito grande, talvez seja necessário uma troca de boa parte do encanamento da sua casa.

Mas geralmente existem sinais para se prestar atenção ao longo do tempo, e com o devido cuidado, os problemas maiores podem ser evitados.

Como evitar o ralo de entupir?

Como é esperado, a água chega em seu imóvel e, da mesma forma, precisa sair em direção à rede de esgoto. Os ralos servem para escoar a água e ser a ligação entre a residência e o esgoto central. É praticamente uma ponte que faz essa conexão e ainda impede que os cheiros ruins surjam.

Os ralos dos banheiros são os que costumam apresentar mais problemas. Os ralos do box recebem muita gordura corporal e fios de cabelo, gerando então as mais comuns obstruções que impedem o fluxo normal de água. São diversos os níveis que podem ocorrer de entupimento, ainda mais em lugares com um fluxo muito grande de água com ligação ao esgoto.

Vamos então dar algumas dicas de como evitar que seu ralo entupa, afinal, é melhor prevenir do que remediar, não é mesmo?

Limpar sempre o banheiro

A primeira e mais simples dica para manter seus ralos desentupidos, é fazer uma manutenção na limpeza do mesmo. Parece simples algo assim, mas as pessoas não entendem a importância de na hora de limpar, dar aquela atenção especial para o ralo. Ao limpar bem o ambiente, você impede que as sujeiras pequenas acabem entrando pelas grelhas do ralo e se acumulem, gerando assim esse problema que pode apresentar diferentes níveis.

A limpeza regular é sim uma das soluções mais simples e eficazes que podem ser feitas por qualquer um para evitar o pior.

Saiba quem são os maiores vilões!

Cada tipo de ralo tem um tipo de pior “inimigo”. Na cozinha, um dos mais comuns é aquele restinho de óleo jogado na pia. Parece pouco e que não irá apresentar nenhum problema, mas por se acumular com outras coisas, gera uma grande obstrução dentro do encanamento.

Já o ralo do banheiro também tem seus vilões, em sua maioria são os fios de cabelo e os restinhos de sabonete que acabam caindo e se acumulando de uma forma parecida com o óleo.

Você acha que os cabelos não fazem tão mal? Sabia que cada pessoa perde em média 100 fios de cabelo por dia? Lavar o cabelo pode até mesmo agravar essa quantidade apresentada. O box se torna um local de altíssimo agrupamento de tais fios que futuramente levarão ao entupimento.

Chocante, não é? Agora imagine quando esses fios de cabelo se juntam naqueles pequenos sabonetes que acabaram caindo no chão. Eles grudam um no outro e eventualmente se tornam pequenos o bastante para passar pelo ralo e se tornar o mais novo amontoado que impedirá o fluxo de água se não houver cuidado por parte dos moradores.

O ideal é que sempre ao final de cada banho, retire os fios de cabelo que ficaram ali na entrada do ralo. Lembrando sempre de retirar também os sabonetes antigos.

Mesmo que não queira fazer isso a cada banho, retirar esses acúmulos de dentro do box pelo menos uma vez por semana já irá fazer uma grande diferença na saúde do encanamento do seu banheiro.

Uso de telas de proteção

Essa dica é essencial na saúde dos seus ralos! Instalação de telas de proteção. Isso fará uma diferença enorme.

Existem diferentes tipos de proteção no mercado que são utilizadas no início do ralo. Os materiais são os mais variados, nylon, metal, plástico e alguns misturados dessas matérias que atendem aos mais diversos modelos de ralos para todos os tipos de imóveis.

A intenção é posicionar essas telas de proteção abaixo da tampa, impedindo que aquilo que já entrou pela grelha, acabe descendo mais do que deveria. Essas redes por si só são uma ótima forma de impedir os entupimentos pois param bem no início o que poderia ser uma obstrução no futuro.

Caso a água não esteja descendo pelo ralo, simplesmente retire sua tampa e faça uma limpeza dessa rede protetora! É muito provável que seu problema seja resolvido instantaneamente.

Chame uma Desentupidora qualificada

O seu entupimento persiste mesmo após as soluções apresentadas aqui? Não fique inventando “soluções” que podem apenas piorar seus problemas, chame uma desentupidora capacitada da sua região.

Se você for do Rio de Janeiro ou proximidades, pode contar com a Clean Desentupidora para solucionar os seus problemas de forma eficaz.

Um profissional terá o equipamento correto para resolver o seu problema sem causar nenhum tipo de dano à tubulação do imóvel.

Mas nem todos as pias e ralos se comportam da mesma forma, existem especificidades para se ater no momento de desentupir uma pia da cozinha por exemplo. Por isso vamos abordar esse tema!

Desentupindo diferentes pias e ralos

Pia da cozinha

A pia da cozinha tem a maior taxa de entupimento de todas as outras, vários utensílios com resquícios de comida e gordura são lavados nela todo dia, facilitando o acúmulo no interior do encanamento.

Em algum momento, por conta desses acúmulos, a pia e o ralo acabam entupindo, mas isso não é motivo para pânico. Vamos te dar sugestões de como resolver esse problema:

Refrigerante

Um refrigerante de cola pode ser utilizado como produto de limpeza em algumas ocasiões. Quando o entupimento for leve, onde a água ainda consegue passar mas apresenta alguma dificuldade, uma garrafa de 2l desse tipo de refrigerante deve ser o suficiente para solucionar o problema!

Despeje lentamente o refrigerante na pia e deixe ele agir por um tempo seguindo por onde seria o fluxo de água. Caso o entupimento seja maior, não é recomendado utilizar esses refrigerantes pois será necessário uma quantidade muito maior dele para ter o mesmo efeito.

Detergente e sabão em pó

Outra forma com produtos da própria casa de desentupir a pia, é utilizando esses desengordurantes conhecidos como detergente e sabão em pó. Para fazer essa mistura funcionar, ferva uns 4l de água e coloque bastante detergente ou sabão em pó, despeje lentamente no ralo que está entupido em sua pia.

Espere a água ficar morna antes de despejar no encanamento, evitando assim que a alta temperatura afete o interior.

Pia da área de serviços

A pia do tanque geralmente fica num espaço ao ar livre e recebe diversos tipos de materiais como fibras de roupas e até mesmo pelos de cachorro e gato. Os desengordurantes não funcionam nesse caso, então o que deve ser utilizado?

Arame trançado

Faça uma trança com uns 3 fios de arames que sejam maleáveis. Forme uma espécie de gancho na ponta dos fios. Desça o arame pela tubulação e sem fazer muita força gire ele. Assim, a sujeira acabará se prendendo e poderá ser puxada.

Fique atento, pois a intenção é puxar a sujeira para cima, e não acabar empurrando ela mais para baixo, isso pode gerar um problema maior no futuro.

Desentupidor de borracha

Sim, esse é o conhecido desentupidor que a maioria das pessoas tem em casa! Encha com um pouco de água o tanque e faça pressão para cima e para baixo, da forma normal como deve ser feita.

Limpando o sifão

O sifão da pia da cozinha ou da pia do banheiro é o que conecta aquela estrutura até o encanamento. Ele tem um formato que impede o mau cheiro do esgoto de subir através dele, mas essa curva que ele faz pode acabar acumulando restos e se entupindo.

O sifão nem sempre é lembrado como sendo o motivo do entupimento da pia, e é por isso que estamos falando dele aqui!

O quanto a pia é usada, vai dizer o quanto o sifão precisa de limpeza regular. No geral, o sifão do banheiro precisa ser limpo mensalmente, enquanto que a pia da cozinha pode ter um espaço maior de 2 meses.

Que material usar para limpar o sifão?

  • Luvas
  • Máscara de proteção
  • Escova de limpeza
  • Detergente
  • Água
  • Bicarbonato de sódio
  • Vinagre

Como limpar o sifão?

As técnicas de limpeza desses aparatos são um pouco parecidas. Você vai precisar de 5l de água e 1 xícara de detergente. Ferva a água no fogo e depois adicione o detergente nessa mistura. O efeito desengordurante será muito forte!

Não jogue água fria no encanamento logo após essa técnica. A mudança de temperatura pode acabar rachando o encanamento na parte interna, pois a dilatação iria variar muito rápido.

Limpar o sifão à noite pode ser uma solução, pois então a pia não será mais utilizada até o amanhecer.

Limpando sifão com bicarbonato

Essa técnica é bem simples também, e é muito efetiva. Você precisará de uma xícara de bicarbonato de sódio e mais ou menos a mesma quantidade de vinagre branco. Despeje o bicarbonato no ralo e logo depois despeje o vinagre. A mistura irá efervescer, então não se assuste!

Deixa essa mistura agir por lá uns 30 minutos, para pegar bem todos os locais engordurados ao longo do tempo. Lembre-se de usar máscara e luvas ao utilizar esse método!

Desentupindo diretamente o sifão

Uma forma bem simples é desencaixar diretamente o sifão e o limpando internamente. Entenda que haverá um odor muito forte e é recomendado utilizar máscara e luvas para esse serviço. Ponha também um balde debaixo da pia pois cairá água suja de lá.

Não há mistério, gire o sifão para soltá-lo, liberando também a água suja que cairá dentro do balde. Limpe o sifão com detergente, de preferência em um tanque.

Você pode utilizar uma escova de dentes velha para limpar internamente o sifão e esfregar bem.

Bom, pareceu muito trabalho para você? Existem empresas especializadas como a Clean Desentupidora que estão aptas a resolver o seu problema com encanamento!

Você não precisa fazer algo que não tem conhecimento e não entende a magnitude se não quiser, afinal, existem empresas que sabem exatamente como lidar com aquilo que está te dando uma dor de cabeça!

Se você for do Rio de Janeiro ou proximidades pode contar com a Clean para te ajudar!

E que tipos de serviço uma Desentupidora presta?

Muitos dos serviços de uma desentupidora não são de conhecimento do grande público que precisa dele.

Suas grandes variedades de qualificações são:

Desentupimento;

Esgotamento e descarte de lama bentonítica;

Transporte de resíduos industriais;

Limpeza de fossas;

Limpeza em Estações de Tratamento, entre outros.

Todas essas atividades são fundamentais para o funcionamento correto de residências, condomínios e empresas.

E quais são as importâncias desse tipo de serviço na nossa sociedade?

Desentupimento

Esse é claro é o motivo mais comum da desentupidora ser chamada, mas a verdade é que esse é apenas um dos motivos de se chamar uma desentupidora.

O desentupimento em si significa diversos serviços diferentes, como por exemplo desobstrução em construções, sistemas de esgotos pluviais e outros serviços de encanamento dentro dos imóveis.

Esgotamento e descarte de lama bentonítica

Esse serviço só é comum para quem trabalha com construção civil, mas se refere ao descarte do resíduo que se tem durante o processo de compactação e fortalecimento do solo no momento de fazer as fundações.

O excedente precisa ser descartado corretamente ou irá dar sérios problemas ao meio ambiente local.

Transporte de resíduos industriais

As boas desentupidoras se preocupam com os impactos causados decorrentes de seus trabalhos. É por isso que ela se responsabiliza pelo descarte correto dos materiais de resíduo industrial.

Nesse aspecto, os cuidados com o transporte e descarte de resíduos industriais deve ser uma preocupação permanente para empresas que atuam neste segmento.

As desentupidoras mantêm parcerias com locais de tratamento e reciclagem desse tipo de material que pode ser preocupante se for descartado de maneira incorreta.

Limpeza de fossas sépticas

Essa é uma das atividades bem desenvolvidas pelas desentupidoras qualificadas, pois significa descartar corretamente o material das fossas.

A legislação em si é até bem rígida em relação a como esse descarte deve ser feito para não prejudicar o meio ambiente.

Limpeza em Estações de Tratamento

Essa atividade não é feita por todas as desentupidoras, pois precisa de profissionais específicos. Ainda assim, é algo que vem crescendo.

Geralmente é feito nos grandes condomínios de casas ou até mesmo de empresas que possuem uma grande preocupação com o meio ambiente e precisam reaproveitar a água que utilizam.

Basta dizer que as desentupidoras atuam em muitas áreas diferentes e agora você saberá também quando se deve chamar o serviço de uma.

Caso more no Rio de Janeiro, você pode chamar a Clean Desentupidora que é extremamente capacitada e se preocupa tanto com você, quanto com o meio ambiente, descartando tudo da maneira correta como exige a lei.