Você sabe o que é uma instalação hidráulica? Ela é o sistema de abastecimento, distribuição e escoamento necessário na casa para que a água funcione de forma apropriada. Água fria, quente, coletas pluviais e a caixa d’água dependem desse sistema.
Esse tipo de instalação é de alto grau de complexidade e necessita do conhecimento de um especialista para que funcione corretamente.
É normal que durante o projeto comecem a surgir questionamentos sobre o projeto. Afinal, não é um tema muito comum de se abordar.
Quando for fazer uma instalação hidráulica, evite problemas, chame sempre uma equipe especializada para o projeto. Nesse post vamos falar sobre os tipos de instalações hidráulicas e como elas devem ocorrer! Confira aqui!
Afinal, o que é uma instalação hidráulica?
Abastecimento, escoamento de água e até mesmo distribuição, são os pontos geralmente relacionados com uma instalação hidráulica. Existem também os projetos arquitetônicos que se utilizam do mesmo, sendo a caixa d´água, coleta de esgoto e até mesmo águas pluviais.
O projeto arquitetônico da instalação hidráulica que vai definir como cada ponto de água será usado e onde ficarão.
Você sabe o que se tem numa planta baixa? São especificações dos locais de instalação dos chuveiros, pias, ralos, entre outros itens de todo o aspecto hidráulico do imóvel.
Existe também o projeto complementar que é necessário ser feito por um especialista, onde ele define a parte da instalação hidráulica em si.
Que tipos de instalações hidráulicas existem?
Instalação: água fria
Essa instalação é aquela que visa distribuir a água de uso comum em toda a edificação, seja casa ou prédio.
Ela é distribuída por um conjunto de tubulações com dispositivos e equipamentos adequados.
A rede em si é formado por diversos itens, abaixo vamos citar alguns deles que são relevantes:
Barrilete – Grupo de tubulações que começa no reservatório e distribui a água para todos os ramais do prédio através das colunas de distribuição.
Coluna de distribuição – Está presente também no barrilete e como já foi citado, é aquela responsável por levar a água até os pontos de uso.
Ramais – Recebem a água que vem da coluna para distribuir entre os sub-ramais do andar designado.
Sub-ramais – São as tubulações que entregam a água exatamente no ponto de uso das pessoas.
Instalação: água quente
A rede de água quente é aquela que vai distribuir a água aquecida para todos os pontos do edifício. Levando para chuveiros e até mesmo pias.
Os aquecedores mais comuns em casas são a gás e elétricos. Entretanto, os aquecedores de placas solares também começaram a surgir como uma opção nos últimos anos em caso de prioridade de economia de energia.
Instalação: Rede de Esgoto
Essa rede em si é a responsável por levar os resíduos gerados do uso humano da água até o esgoto da cidade. Levando tudo aquilo que desce pelo vaso sanitário, pias e ralos.
A água, antes de ir para o sistema público de esgoto, precisa passar pela caixa de gordura, que é uma espécie de filtro que previne entupimentos.
Essa rede em específica é feita debaixo do solo e precisa ser limpa regularmente, de 6 em 6 meses é um tempo adequado.
Existem outras partes da instalação hidráulica que merecem atenção, e seriam essas as caixas de inspeção ou limpeza. Elas estão atreladas à fase de ligação com a rede de esgoto em si. Esse aparelho permite a análise e reparo quando o esgoto fica entupido.
Instalação: Rede de águas pluviais
Essa é a rede que se responsabiliza por escoar as águas das chuvas.
Esse sistema em si é feito com equipamento de calhas, locais de escoamento e coleta com grelha.
Essa água em si não é potável, mas pode ser reutilizada após armazenamento. Seus usos mais comuns são para descarga ou regar plantas.
Quais tubos são utilizados na instalação hidráulica?
No geral são 3 tipos de tubos que se utilizam na instalação hidráulica, eles são:
- Tubulação de cobre (esse era o tipo mais comum a alguns anos atrás, hoje isso vem mudando);
- Tubulação de PPR (Polipropileno Copolímero Random);
- CPVC soldável: um tipo de PVC que aguenta altas temperaturas;
- PVC marrom
AVISO: É muito importante ressaltar que os tubos de gás de cozinha não podem ser feitos de plástico, apenas dos outros tipos de materiais citados.
O que não deve ser feito numa instalação hidráulica? O que evitar no projeto arquitetônico?
É de extrema importância saber o que deve ser feito e saber o que não deve ser feito.
Uma situação bem delicada é quando o arquiteto comete algum erro no projeto e acaba tornando toda a instalação um problema para a segurança.
Mas então, o que deve ser feito para que a instalação hidráulica seja atrapalhada?
É preciso incluir a montagem dos móveis que ficarão na frente da tubulação na parede.
Imagine a situação de fazer uso de uma furadeira? O risco de perfurar o encanamento é muito grande, podendo levar a vazamentos sérios.
O arquiteto precisa saber onde toda a tubulação do banheiro se posiciona, pois senão, qualquer projeto executado, pode acabar levando a sérios problemas que comprometam a integridade do imóvel.
O registro também deve ser devidamente instalado, pois não deve ficar numa posição muito ruim.
Caso o registro fique fora de posição, pode acabar comprometendo a finalização da obra. É necessário um posicionamento impecável.
Outro aspecto que não pode permitir que erros aconteçam, é durante o processo da instalação em si, pois a tubulação precisa da proteção adequada. O material em si é frágil e pode acabar quebrando e vazando.
Como você já percebeu, nem todos os aspectos dessa obra estão dentro do controle do arquiteto, mas isso em si já é um diferencial para o gerenciamento adequado da obra.
Lembre sempre de revisar o projeto e conversar com os profissionais envolvidos. Não tenha dúvidas, pergunte tudo que quiser saber.
Como deve ser feita a instalação hidráulica de banheiro? 4 passos simples!
- Possua o projeto hidráulico por completo
- Garanta que as tubulações estejam seguras
- Faça testes na tubulação
- Instale as torneiras
Cada projeto hidráulico já feito é diferente do outro, ainda assim, alguns cuidados universais devem ser tomados em todas as ocasiões.
Exemplo de instalação hidráulica de banheiro:
1- Possua o projeto hidráulico por completo
Talvez seja um pouco óbvio, mas é importante ressaltar esse tópico, já que não se deve colocar a carroça na frente dos cavalos! É comum que medidas estejam faltando, por isso se deve revisar o projeto e tê-lo inteiro.
O projeto de instalação hidráulica estando completo permite que o instalador possa conferir todas as medidas e não tenha que medir algo em cima da hora. Ajustem podem ser feitos se necessário, mas no geral, tendo o projeto, a entrega do serviço não demora tanto.
2- Garanta que as tubulações estejam seguras
É preciso entender a fragilidade das tubulações de esgoto, e por isso precisam de um cuidado especial quando forem instaladas.
A base precisa ter areia e os canos precisam de revestimento para enfim se fazer a cobertura.
Essa proteção é de extrema importância, já que a instalação hidráulica não tem o costume de aguentar cargas pesadas. E no pior dos casos, com um aparelho não vedado corretamente, pode vir a quebrar e vazar.
ATENÇÃO: Não tente inovar utilizando materiais diferentes dos citados como pedra e similares. Eles NÃO são recomendados para esse tipo de serviço.
A terra em si não deve ser incluída no meio do processo, e sim na finalização, quando o concreto for aplicado por cima.
3- Faça testes na tubulação
Não saia finalizando a obra, é necessário testagem para averiguar se tudo está em ordem. Teste todas as tubulações que tiverem sido instaladas.
Utilize o equipamento de câmara de ar bloqueadora para averiguar se há ou não algum tipo de obstrução ou ponta solta do encanamento.
E claro, o mais normal de todos, abra todas as torneiras, pias, chuveiros e lugares por onde a água passa. Avalie se o fluxo e a coloração estão corretas.
4- Instale as torneiras
Por fim, pode iniciar o acabamento com tranquilidade, sabendo que todos os pontos mais problemáticos já foram sanados durante o processo.